A ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, que assinala este ano o seu centésimo aniversário, encerra esta semana as comemorações do centenário com a conferência internacional MESIS’24, que se realiza de 13 a 16 de novembro, no campus da ENIDH, e a inauguração do Centro Internacional de Segurança Marítima.
A MESIS’24 – Maritime Education, Shipping and Innovation Summit – Navigating the future é uma iniciativa organizada em conjunto com a Platform Zero e a Associação de Armadores da Marinha de Comércio, que reúne em Portugal especialistas da indústria marítima.
“O objetivo da conferência é a partilha de opiniões e conhecimento ao mais alto nível de especialistas nacionais e internacionais nas temáticas emergentes neste setor, nomeadamente, os combustíveis alternativos, digitalização, eficiência do transporte marítimo, eficiência energética, sustentabilidade, novas necessidades de formação e certificação para o setor marítimo-portuário”, declara João Frade, vice-presidente da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique.
O dia 16 de novembro, em que se celebra o Dia Nacional do Mar, foi a data escolhida para fechar as celebrações do centenário e inaugurar o Centro Internacional de Segurança Marítima.
O Centro Internacional de Segurança Marítima (CISM), localizado no campus da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, vai proporcionar condições de excelência para a prática de cursos em conformidade com a Convenção STCW – International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers, bem como garantir a possibilidade de formação, nas áreas aplicáveis, no âmbito de trabalhos em altura, bem como na vedação de rombos e alagamentos em navios, domínios essenciais à garantia de segurança das funções e atividades desenvolvidas a bordo.
O CISM será dotado de equipamentos certificados de acordo com os requisitos dos códigos da Organização Marítima Internacional “Fire Safety System Code” e “Life-Saving Appliances”, permitindo, nas ações de formação a ministrar, utilizar equipamentos iguais aos existentes a bordo dos navios.