A Mercury Marine melhora as prestações do sistema de pilotagem por joystick

0

A Mercury Marine®, uma divisão da Brunswick Corporation, anunciou uma atualização de software para o seu sistema SmartCraft®, com novos e poderosos recursos no Sistema de Pilotagem por Joystick. Agora, o sistema pode neutralizar automaticamente os efeitos do vento, das ondas e da corrente enquanto o capitão dirige com o joystick, dando-lhe a capacidade de atracar e manobrar com precisão, sem qualquer esforço.

Por mais de uma década, a Mercury evoluiu e expandiu a oferta de pilotagem por joystick para permitir o controlo preciso de 360 ​​graus e a manobrabilidade a baixa velocidade em todos os principais tipos de propulsão. O sistema facilita a realização de manobras complexas, como atracagem ou navegação em espaços confinados.

“Estamos entusiasmados por continuar a melhorar a nossa oferta, líder de mercado, de pilotagem por joystick com este lançamento de novo software”, disse Jeff Becker, Diretor sénior no segmento de motores de 175 CV e superiores. “Os Mercury continuam a simplificar a navegação e os recursos incluídos no novo software proporcionam um desempenho muito mais intuitivo e consistente na operação de barcos a baixas velocidades. A atualização também posiciona também a tecnologia e o sistema para a evolução futura rumo à navegação autónoma.”

Novas funções e caraterísticas principais

Controlo de velocidade com feedback

O sistema SmartCraft pode agora detetar se o vento, as ondas ou a corrente estão a fazer com que o barco se desvie do curso durante as manobras com joystick. Permite ajustar imediatamente o acelerador e a direção para neutralizar a força, para que o capitão não precise de correções adicionais. Tal proporciona um nível de controlo e facilidade de manobra sem precedentes, ajudando a manter o barco no curso desejado pelo utilizador. Por exemplo, durante manobras laterais e de viragem, os padrões de navegação podem sofrer uma redução de até 74% na deriva indesejada da proa para a popa.

Operação com joystick baseada em velocidade

O software usa agora um joystick que tem por base a velocidade do barco, em vez do sistema anterior que tinha por base as rpm. Anteriormente, quando o nauta movia o joystick, os motores aceleravam até um nível de rpm que correspondia ao movimento do joystick. Se o barco encontrasse uma força como vento de proa ou popa, a velocidade resultante seria afetada. As ações do joystick são agora traduzidas em velocidade real no solo. Caso o sistema detete uma alteração, aumenta ou reduz automaticamente a aceleração para manter a velocidade desejada pelo utilizador.

Controle de deslizamento para motores V12

Para motores V12, a atualização de software também permite o controle de deslizamento. Tal permite que os discos de transmissão deslizem até 90% quando necessário para reduzir as rotações da hélice e controlar com mais precisão os movimentos do barco. O resultado é 25% menos no desvio e uma redução de 20% no erro de rumo durante a operação por joystick ou durante a ancoragem digital com o recurso Skyhook.

O novo software atualizado passa a ser o standard as novas instalações de pilotagem por joystick multi-motor da Mercury, Mercury Diesel, MerCruiser e Mercury Racing, com acelerador digital de última geração e controlos de mudança. Os clientes devem verificar com seus revendedores ou fabricantes de equipamentos originais a disponibilidade e a capacidade de instalação da atualização de software.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta