Até ao momento deste ano (Janeiro-Outubro), o mercado náutico registou um total de 4.734 registos de embarcações de recreio, menos 911 do que os registados no mesmo período do ano passado. Isto estabiliza a queda que vem ocorrendo ao longo de 2024, que afeta especialmente o segmento de comprimentos até 6 metros e os mercados de barcos insufláveis dobráveis e jet skis.
Do lado positivo, o crescimento nos registos de barcos com mais de 16 metros é de +16% até agora este ano (Janeiro-Outubro).
No mercado de aluguer (charter náutico), foram registadas 1.693 embarcações de recreio para esta utilização de Janeiro a Outubro deste ano face às 2.003 registadas no mesmo período de 2023. Do total de embarcações registadas de Janeiro a Setembro, 64 ,3% correspondem a embarcações de uso particular e 35,7% a embarcações destinadas ao fretamento náutico.
Estes são os dados coletados no “Relatório de Mercado de Barcos de Recreio”. Janeiro-Outubro de 2024”*, editado pela ANEN com base em dados fornecidos pela Direção Geral da Marinha Mercante.