Morreu o fundador da marca Riamar há 60 anos, Manuel Alves Barbosa, aos 93 anos de idade.
A cerimónia fúnebre terá lugar hoje, dia 17 de Agosto pelas 11h na Capela de Santo António (Junto ao Parque Infante D. Pedro) em Aveiro.
Entusiasta ávido de desportos motorizados e associativismo, bem como empreendedor de referência, deixa o seu legado em diversas áreas da sociedade.
Começando pelo automobilismo como piloto com múltiplos resultados de relevo e participação ativa no desenvolvimento dos automóveis de competição “ALBA”, apaixonou-se pela motonáutica no início dos anos 60, onde se sagrou Bi Campeão Europeu da Classe EU, múltiplas vezes Campeão Nacional, bem como diversos resultados de prestígio em competições internacionais da modalidade, nomeadamente nas “6 Horas de Paris” na classe ON.
No associativismo destacou-se como Fundador e Primeiro Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, grande impulsionador da modalidade em Portugal e Presidente do Sport Clube Beira Mar.
Mas foi como empreendedor que deixou o seu maior legado tendo tido a visão em 1964 de iniciar em Portugal a produção de embarcações de recreio em fibra de vidro, sendo o pioneiro na profissionalização da náutica de recreio no nosso país, através da criação da marca “Riamar – Ducauto”, marca esta com uma imagem de qualidade e prestígio e que se mantém em atividade até aos dias de hoje.