A Hefring Marine e a Loodswezen estabelecem uma parceria estratégica para navegar nos mares holandeses

0

A Hefring Marine anunciou uma nova parceria com a Loodswezen, com o objetivo de melhorar a segurança e a eficiência das operações das associações de pilotagem holandesas através da instalação do Sistema Inteligente de Assistência Marítima (IMAS) nos seus mais recentes concursos de pilotagem.

A Loodswezen, também conhecida como a Corporação de Pilotos Holandesa, é responsável por garantir a navegação segura e eficiente dos navios nas águas holandesas. Isto inclui a prestação de serviços de pilotagem para navios que entram e saem dos portos, navegam através de rios e canais e garantem uma passagem segura nas zonas costeiras.

Os seus pilotos são profissionais altamente qualificados que entram a bordo dos navios para os guiar através de vias navegáveis complexas e movimentadas, oferecendo a sua experiência e conhecimentos locais para evitar acidentes, otimizar a navegação e aumentar a segurança marítima global. Com mais de 90.000 viagens de navios efectuadas por ano, a segurança e a eficiência estão na vanguarda dos valores fundamentais das empresas, tornando os seus navios os candidatos perfeitos para a tecnologia IMAS que a Hefring Marine tem para oferecer.

O sistema IMAS tem como objetivo aumentar a segurança, otimizar a eficiência do combustível e simplificar as operações. Ao recolher e analisar dados em tempo real, o software oferece apoio à tomada de decisões, permitindo que os capitães das embarcações naveguem de forma mais eficiente. A tecnologia IMAS, alimentada por inteligência artificial, aborda os aspectos mais críticos das operações da frota, como o conforto e o consumo de combustível.

A orientação em tempo real aconselha sobre os movimentos do navio e o impacto das ondas, aumentando a segurança e o conforto. Também oferece recomendações de poupança de combustível, que ajudam a reduzir as emissões de CO2. Além disso, o IMAS fornece ferramentas para uma gestão eficiente da frota, monitorização em tempo real e tomada de decisões com base em dados. Isto optimiza as operações da frota, dando prioridade à segurança, à conformidade e ao desempenho.

Karl Birgir Björnsson, Diretor Executivo da Hefring Marine, comentou: “Os testes exaustivos que conduziram a esta colaboração constituem um marco significativo para nós na Hefring Marine. A responsabilidade da Nederlands Loodswezen pela pilotagem nos portos holandeses e flamengos no Sheldt sublinha a importância desta parceria.

A colaboração decorre de um projeto de prova de conceito (PoC) realizado entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. Os capitães da região de Amesterdão-IJmond, juntamente com peritos das operações dos navios e do departamento de TI da Loodswezen, testaram os sistemas IMAS instalados nos navios “Lynx” e “Mira”. A maior parte dos testes foi efectuada com o “Lynx”, que opera a partir de IJmuiden.

Durante estes testes, os programadores da Hefring Marine introduziram várias modificações no sistema com base nas conclusões e sugestões da equipa de teste. A modificação mais significativa foi o desenvolvimento de um terceiro modo de funcionamento, o “modo de conforto”, derivado do modo de segurança existente. Após uma avaliação exaustiva, a Loodswezen decidiu agora continuar a desenvolver este projeto com a Hefring Marine e formalizar a cooperação.

Stefan van der Stap, Diretor de Operações da Loodswezen, afirmou: “Esta colaboração significa que podemos aumentar a segurança e o conforto nas operações dos navios através de tecnologia inovadora. O IMAS também facilita uma melhor recolha de dados e integração com os nossos sistemas existentes, aumentando a eficiência operacional e dando prioridade à segurança.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta