A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher, no dia 9 de setembro, o XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA 2023). Esta iniciativa, organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) em colaboração com a FCTUC e a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), terá lugar no Departamento de Engenharia Química, Pólo II da Universidade de Coimbra.
Este encontro realiza-se anualmente e pretende, além de reunir a comunidade científica de Astronomia e Astrofísica nacional, divulgar os últimos resultados científicos obtidos por investigadores nas instituições portuguesas nestas áreas científicas.
Além disso, a iniciativa serve para discutir e ajudar a definir a estratégia futura da comunidade científica, com o intuito de fortalecer as interações entre as diversas entidades, estruturas e redes dedicadas à produção, difusão e transmissão de conhecimento do sistema nacional de ciência e tecnologia, seus cientistas, e a participação portuguesa nos organismos internacionais dos quais faz parte, como a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO), e a Rede de Um Quilómetro Quadrado de Radiotelescópios (SKA).
Na edição de 2023, aos habituais dois dias dedicados à investigação científica em Astronomia e Astrofísica, adiciona-se um terceiro dedicado ao “Ensino, Comunicação e Ciência Cidadã em Astronomia”, no qual irá decorrer uma ação de formação de curta duração certificada pelo Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Região Centro. Este último dia, que decorrerá no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGA), será aberto a professores e educadores do ensino básico e secundário mediante inscrição.