O hub de inovação participou do I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul do Rio Grande do Sul e durante o evento lançou o primeiro calendário de eventos relacionados com a Economia Azul. O principal objetivo é lembrar e conscientizar a população brasileira sobre o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 definida pela ONU.
Evento realizado em Rio Grande (RS) debateu conceitos de desenvolvimento da Economia Azul no Rio Grande do Sul, refletiu obre a utilização sustentável das vias navegáveis, aliando o desenvolvimento com preservação, o apontamento a alternativas para o uso adequado do mar e de seus recursos, e apresentou oportunidades de novos negócios nos setores que compõem o setor.
O Ilhahub de Inovação, de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, focado em soluções para a Economia Azul, apresentou no evento o Primeiro Calendário Brasileiro da Economia Azul, um trabalho realizado que reuniu as Datas Comemorativas, nacionais e mundiais, sobre os temas Economia Azul, Empreendedorismo, Tecnologia, Ciência e Inovação, além de outros temas que podem estar relacionados às práticas no oceano, Social e de Governança (ESG) e também dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o objetivo de “conscientizar a população, entidades e órg&atild e;os governamentais da necessidade de criar uma consciência social, política e econômica que garanta a preservação do meio ambiente nas zonas costeiras”, explica Sandrelise G. Chaves, fundadora do IlhaHub e responsável pelos Programas de Inovação do Hub.
Sandrelise, que também é Líder de Comunidade do InovAtiva, política pública que atua há mais de 10 anos apoiando o desenvolvimento do empreendedorismo inovador, com a missão de reunir as regiões costeiras e litorâneas em torno do tema Economia Azul. disse na apresentação do calendário que “o Ilhahub esta honrado em realizar o lançamento do primeiro Calendário de Economia Azul durante o Fórum em Rio Grande, junto da FURG e da OCEANTEC, por suas contribuições científicas e tecnológicas para os ecossistemas costeiros e oceânicos do País. O evento foi a oportunidade de conhecer de perto as demandas, líderes locais e regionais, além de diferentes atores do ecossistema de inovação e estabelecer conexões entre os estados brasileiros”.
A executiva disse ainda, que “o próximo passo será o lançamento do veículo de investimento em startups, incentivando ainda mais a ciência, a tecnologia, o empreendedorismo e a inovação voltados para a Economia Azul”.
Sandrelise, que ainda é Membro do Fórum Global de Partes Interessadas da Década do Oceano da Organização nas Nações Unidas (ONU), disse que durante o Fórum, duas startups que nasceram na Universidade e fazem parte do ecossistema de inovação do Ilhahub se apresentaram no evento, “Terramares, liderada por Victor Magalhães e SIAPESQ liderada Talles Lisboa e apresentaram propostas inovadoras para o setor”.
O 1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS, se realizou de 3 a 5 de abril, na Câmara do Comércio do Rio Grande, esteve organizado pela Associação Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo RS, pela Portos RS e pela CDL, com apoio da prefeitura.
Para baixar o Calendário da Economia Azul