Na ria de Aveiro nasceu, em Janeiro de 2018, a Neptune Yacht Refit Services. Trata-se de uma empresa especializada na construção de embarcações de recreio (atualmente apenas dedicada à sua marca ROM Boats), em projetos de remodelação (refit) de embarcações a motor e vela até 90 pés e no parqueamento e invernação de todo o tipo de embarcações em seco.
A Neptune é também a empresa que presta todos os serviços pós venda às embarcações da marca ROM.
O surgimento de projetos com estas características acrescentam valor à Náutica Nacional e potenciam a vinda, para Portugal, de embarcações de proprietários estrangeiros quer para a invernagem como para transformações profundas. Contudo a empresa está a operar num segmento de mercado onde a competição europeia é muito forte e feita por países com uma forte tradição náutica!
Face a este cenário, questionámos os responsáveis do projeto sobre os pontos fortes e ameaças “…Pontos Fortes são considerados fatores internos, e por isso destacaríamos a qualidade das instalações, equipamentos de última geração e, obviamente, a qualidade e valências da equipa da Neptune. Em termos de ameaças, elas são obviamente fatores externos, ou seja, que não controlamos. A este propósito existirão sempre várias, nomeadamente o decréscimo do turismo náutico e do turismo em geral, a diminuição progressiva de políticas públicas que apoiem o aparecimento de mais projetos similares, associada a uma falta de estratégia patente há muitos anos neste sector, que nos coloca numa posição extremamente deficitária face a outros países, a começar com Espanha ou França”.
Um outro ponto importante deste projeto tem a ver com o conceito de marina seca. Em Portugal, o espaço a nado é escasso e a construção de docas ou marinas implica fortes investimentos financeiros. A solução de marina seca criada pela Neptune permite o parqueamento de 140 barcos com comprimento até aos 8m mas, a estrutura de berços está preparada para receber modelos de barcos de maior dimensão caso haja procura. Uma solução relativamente simples mas muito eficaz.
À margem
A Neptune está sediada no Terminal Sul do Porto de Aveiro, conta com uma superfície concessionada a 23 anos de 70 000 m².
O investimento total ascende os 4M€, suportados por capitais próprios e financiamento bancário.
Atualmente possui um quadro de pessoal especializado de cerca de 14 pessoas, que incluem áreas como pintura, compósitos, teka, electro-mecânica, eletrónica, metalomecânica de precisão, estofos e carpintaria.
Possui abastecimento de combustível.