- Primeira equipa 100% portuguesa a participar numa das regatas mais prestigiadas do mundo
- Equipa conta com grandes nomes da vela nacional
- António Fontes é o skipper da Mirpuri Foundation Racing Team
A Fundação Mirpuri participa pela terceira vez consecutiva na The Ocean Race, reconhecida como a mais dura prova de vela do mundo, desta vez com uma equipa constituída apenas por velejadores portugueses e com António Fontes como skipper, que assumirá a posição de liderança para as etapas da The Ocean Race VO65 Sprint, após ter competido na edição de 2017-18 como velejador.
A equipa estreia-se na etapa de abertura da regata, entre Alicante e Cabo Verde, e irá participar também na regata costeira de Alicante, a 8 de janeiro. A competição termina no dia 1 de Julho de 2023, em Génova, Itália.
Recorde-se que o veleiro Racing For The Planet da Mirpuri Foundation Racing Team, com o qual se consagraram campeões da The Ocean Race Europe 2021, foi também já vencedor da edição 2017-18 da regata como antigo barco da equipa Dongfeng Race Team.
“Estamos muito entusiasmados por participar novamente na The Ocean Race, e esperamos uma regata muito competitiva. Após a vitória na The Ocean Race Europe, é desafiante saber que a equipa voltará a disputar a vitória com os outros VO65s. A The Ocean Race VO65 Sprint é também mais uma excelente oportunidade para divulgar a importante mensagem de sustentabilidade da campanha da fundação Mirpuri “Racing for the Planet – #stopclimatechange”, afirma Paulo Mirpuri, Presidente da Fundação Mirpuri.
O skipper António Fontes será apoiado pela equipa de velejadores portugueses que contam com um total de sete competições olímpicas de vela entre si. Os velejadores olímpicos Bernardo Freitas, Frederico Melo e Mariana Lobato fizeram parte da equipa vencedora da The Ocean Race Europe 2021 e a eles se juntará Hugo Rocha, medalhado olímpico de bronze, Diogo Cayolla, que participou três vezes em competições olímpicas, Matilde Pinheiro de Melo, Francisco Cai-Água e Francisco Maia.
“É uma grande honra liderar a primeira equipa portuguesa a participar na The Ocean Race, é um sonho tornado realidade depois de tantos anos de trabalho árduo. A Fundação Mirpuri tem feito muito pela vela portuguesa e esta é mais uma grande oportunidade para os velejadores portugueses se porem à prova contra os melhores do mundo“, afirma António Fontes, Skipper da Mirpuri Foundation Racing Team.
“Esta é uma equipa forte a competir num barco com um histórico comprovado de sucesso”, afirma o Presidente da The Ocean Race, Richard Brisius. “Estamos ansiosos para vê-los alinhados ao lado da frota VO65 em Alicante no próximo mês, com uma impressionante equipa portuguesa.”