O Green Eyes, de Paulo Mirpuri e o Mirpuri Foundation Racing for The Planet Jack Bouttell, ambos do Clube Naval de Cascais, foram os grandes vencedores do Mirpuri Foundation Sailing Trophy que decorreu em Cascais no passado fim-de-semana, conquistando o troféu perpétuo concebido para o evento. Num clássico dia de Cascais, com o vento a soprar de NO com 15 nós e refregas a alcançarem os 20 nós, o 2º dia do Mirpuri Foundation Sailing Trophy foi de muita competição em todos os campos de regata. A prova teve a organização do Clube Naval de Cascais e da Mirpuri Foundation.
No domingo, a frota dos cruzeiros cumpriu mais uma regata costeira, onde os NHC e ORC somaram mais 12 milhas ao total da prova e os VO65 mais 25 milhas. Já as classes SB20 e Optimist somaram mais duas regatas a tabela de classificação. Primeiro a cortar a linha em tempo real na regata costeira de hoje, o Green Eyes, de Paulo Mirpuri, levou novamente a embarcação do Clube Naval de Cascais (CNCascais) ao primeiro lugar da tabela de classificação, deixando o segundo posto para o Green Dragon, de Johannes Schwarz, do Royal Ocean Racing Club, e o terceiro posto para o Xekmatt, de Hugo Prista da Associação Naval de Lisboa.
Entre os VO65, o Mirpuri Foundation – Racing For The Planet, de Jack Bouttell do CNCascais, confirmou seu favoritismo vencendo mais uma regata e, novamente, levando para casa o 1º prémio de mais uma edição do Troféu. O 2º lugar ficou com o Sisi – The Austrian Ocean Race Project, de Gerwin Jansen.
Em ORC A triunfo do Xekmatt, de Hugo Prista, da Associação Naval de Lisboa. O Rational – German Kitchens, de Miguel Bunte Graça, do CNCascais, foi o 2º classificado, seguido pelo Cristina A, de Francisco Brito e Abreu, também do CNCascais.
Domínio do Clube de Vela do Sado em ORCB, com o 2Hot2Handle, comandado por António Tanger Correia, no 1º lugar e o Django One, de Jorge Alves, no 2º lugar. Completando o pódio ficou o Who’s Next, de Gonçalo Saraiva Mendes, da ANLisboa.
Em NHC, o Rational – German Kitchens, de Miguel Bunte Graça, do CNCascais, sagrou-se novamente campeão, seguido pelo Cristina A, de Francisco Brito e Abreu (CNCascais) e pelo Pede Mar, de Rui Rijo Ferreira, do Clube Náutico de Almada.Na sua estreia no Mirpuri Sailing Trophy a frota de SB20 somou 4 regatas ao evento. Vitória indiscutível do BTeam de Stanislav Gordienko, Artem Basalkin, Eva Stutze e Wilhelm Uschtrin, da Ucrânia, que liderou a tabela de classificação nos dois dias de prova. Em 2º lugar ficou o PositiveDigitalFlow, de Hugo Mastbaumm, Luis Queiroz e Pedro Garcia (CNCascais), e em 3º o Giboia, de Rui Boia, Martim Boia e Jose Gonçalves (CNCascais).
Mirpuri Foundation Youth Sailing Trophy
Batalha acirrada também pela disputa do Mirpuri Foundation Youth Sailing Trophy, com mais de 44 velejadores de quatro países a lutarem pelos primeiros lugares. Durante os dois dias de prova os velejadores completaram quatro regatas.
Vitória indiscutível de Manuel Plantier, da Associação Naval de Lisboa, com 4 primeiros lugares. Em 2º lugar ficou a velejadora do Iate Clube da Bahia (Brasil), Juliana Borba Bastianelli, que também levou para casa o título da categoria feminina. Fechando o pódio ficou Tiago Santos, do Clube Naval de Cascais.
Na categoria Infantil vitória de Sami Hietalahti, representando o Helsinki Segelsallskap (Finlândia). O segundo posto foi conquistado por Francisco Quartim, da ANLisboa e o 3º por Luisa Marie Neumann, representando o California Yacht Club (USA), que também venceu o naipe feminino.