O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, assinalou a importância de incrementar a educação, a formação, a cultura e a literacia do Oceano, que é um dos objetivos estratégicos da proposta de Estratégia Nacional para o Mar (ENM) 2021-2030, cujo processo de consulta pública terminou a 16 de novembro, durante uma ação na Escola de Navegação Treino de Mar, em Lisboa.
Acompanhado pelo Diretor-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Simão, pela Responsável da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Isabel Botelho Leal, pela Coordenadora do Programa Mar 2020, Dina Ferreira, e pelo diretor do GAMA, Miguel Sequeira, o Ministro navegou numa embarcação à vela a partir da Doca do Espanhol, em Lisboa.
No último mês, o Ministro apresentou a proposta de ENM2030 por todo o País, em onze sessões públicas, que envolveram no total mais de 1200 pessoas, online e presencialmente. Foram recebidos 242 contributos, o que prova o interesse dos cidadãos, empresas, associações do setor e organizações não governamentais nos assuntos do mar.
Neste Dia Nacional do Mar, Ricardo Serrão Santos destacou a visão da nova ENM2030 de promoção de um oceano saudável, para potenciar o desenvolvimento azul sustentável, o bem-estar dos portugueses e afirmar Portugal como líder na governação do oceano, apoiado no conhecimento científico.
O Dia Nacional do Mar foi instituído em 1998, o Ano Internacional dos Oceanos e em que se realizou a Expo de Lisboa, sob o lema «Os Oceanos, um património com futuro». A data marca a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar há 26 anos.
Ministro incentiva maior aproximação dos portugueses ao Mar
0
Partilhe