24ª Edição do Mês da Enguia no Concelho de Salvaterra de Magos

0

O concelho de Salvaterra de Magos recebe até ao dia 31 de março a 24ª edição do Mês da Enguia, com a participação de duas dezenas de restaurantes, unidades de alojamento e casas vinícolas, aos quais se juntam a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, exposições, cultura, desporto e animação, numa verdadeira montra da identidade concelhia.

Na iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, os restaurantes voltam a mostrar as suas melhores receitas e saberes, confecionando a enguia das formas mais tradicionais, como a caldeirada, ensopado ou fritas com arroz de feijão, até às mais diversificadas inovações que vão concebendo com assinalável sucesso – torricado, à lagareiro, de feijoada, cataplana, massada, escabeche ou molhata de enguias.
O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio sublinha que “continuamos a contar com duas dezenas de restaurantes aderentes e são eles os principais embaixadores do Mês da Enguia, pelo que saúdo a forte participação”.
O objetivo é continuar a trazer muitos milhares de visitantes ao nosso concelho e ter a oportunidade de lhes mostrar o melhor que temos ao nível da gastronomia, do nosso património, da nossa cultura, das nossas tradições e das nossas gentes, ajudando a economia local e a dinamização turística”, reforça.
A Feira Nacional de Artesanato e Produtos Tradicionais regressa ao Pavilhão do Inatel, em Salvaterra de Magos, às sextas, sábados e domingos, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações da Madeira e dos Açores. A Feira apresenta ainda uma vasta programação que passa pela dança, teatro, folclore, magia, demonstração de atividades desportivas, marchas populares, stand-up comedy com Francisco Menezes e diversos espetáculos musicais, com “Lucas e Mateus”, Mónica Sintra, “Artur Agostinho e os Terra Minhota” e “Filhos da Nação”, “A festa do Pocoyo”, entre muitos outros.
Do programa fazem também parte diversas atividades dinamizadas pelas associações, coletividades, comissões de festas e IPSS’s do concelho.
A dimensão e a diversidade da programação conta também com a forte participação do movimento associativo com muita dinâmica cultural, desportiva e também lúdica, num esforço que todos fazemos de mãos dadas”, acrescenta o Presidente da Câmara Municipal.
Os visitantes têm ainda à disposição quatro exposições em diferentes espaços municipais, além das de caráter permanente que podem ser visitadas na Falcoaria Real, no Museu “Escaroupim e o Rio” e na Casa Típica Avieira.

Exposições a visitar:
– “Ana Batista: 20 anos de Alternativa” na Galeria da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos;

– “Salvaterra de Magos a Preto e Branco” no Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos;

– “Profissões d’Antigamente … o Ferreiro” na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos;

– “Profissões d’Antigamente … a Peixeira” no Mercado de Cultura de Marinhais.

Programação disponível em www.mesdaenguia.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta