Jody Lot é Campeão Nacional de Pesca Submarina pela quarta vez

0

Jody Lot sagrou-se Campeão Nacional de Pesca Submarina 2019 no final da 3ª e 4ª jornadas da competição que decorreram no passado fim-de-semana, em Peniche. Ao pódio subiram também, Matthias Sandeck, no segundo lugar, e Rui Antunes, no terceiro.

Jody Lot em ação.

Depois das duas primeiras jornadas, que se realizaram em Cascais, 36 atletas rumaram a Peniche para o apuramento do Campeão Nacional da modalidade, numa prova organizada pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) em parceria com o Clube Naval de Peniche.
A grande surpresa da competição foi a participação de 5 mulheres, que demonstraram que a Pesca Submarina não é, nem deve ser, um desporto só para homens. Teresa Duarte, vencedora da Taça do Mundo em 2018, sagrou-se Campeã Nacional, seguida pela Catarina Santos e pela Beatriz Lopes, no segundo e terceiro lugar, respetivamente. A algarvia Teresa Duarte levou ainda para casa o troféu de melhor exemplar do campeonato, com a captura de um robalo de 2,766 kg.

Jody e Matthias

No masculino foi o atual Campeão do Mundo que voltou a subir ao primeiro lugar do pódio. O luso-holandês do Clube Naval de Portimão, Jodi Lot, conquistou o título de Campeão Nacional, seguido de muito perto pelo seu colega de equipa Matthias Sandeck. Rui Antunes do Estoril Praia fechou o pódio.
De realçar ainda a entrega do troféu de melhor classificação sub 23 a Rodrigo Montez do Estoril Praia.

Rodrigo Montez

Na competição individual, as classificações resultaram do somatório de pontos conquistados pela variedade de espécies capturadas, assim como o respetivo peso. De referir que existem mínimos de tamanho/peso para cada espécie, sendo o atleta penalizado pela captura de exemplares com valores inferiores aos estabelecidos.
Na classificação de clubes, o primeiro lugar foi conseguido pela Clube Naval de Portimão, seguido do Estoril Praia, no segundo lugar, e com o Vasco da Gama Suzuki Marine a ocupar o último lugar do pódio. Os resultados foram apurados pela classificação dos três melhores atletas de cada equipa.
Esta foi mais uma prova organizada pela FPAS, que tem como objetivo promover a prática da pesca submarina, desconstruindo alguns mitos relacionados com este desporto. Neste sentido, importa ainda destacar que, tal como em todas provas do género promovidas pela FPAS, todas as espécies capturas ao longo dos dois dias foram doadas a uma instituição de solidariedade social, desta vez, o Centro de Solidariedade e Cultura de Peniche.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta