– A baía de Palma viveu quatro dias de intensa competição com a mais antiga regata de super iates da Europa.
– “Win Win” ganha na Classe A, “Topaz” na Classe B e “Bequia” na Classe C.
– Quatro dias de emoção no mar e grande ambiente social em terra.
– A próxima edição será de 17 a 20 de junho de 2020.
A Superyacht Cup Palma terminou, em alta, a sua 23ª edição no passado sábado (22.6). Treze super iates, dos mais impressionantes do mundo entre 24 e 52 metros de comprimento, deram o melhor de si nas águas da baía de Palma, onde puderam desfrutar de excelentes condições de navegação e um completo programa social em terra.
A mais antiga regata de super iates na Europa está em plena forma e reuniu barcos de tipos e tamanhos muito diferentes, desde dois Classe J, os antigos barcos da Taça América, a escunas clássicas a unidades modernas de fibra de carbono equipado com a mais recente tecnologia, que foram capazes de medir forças graças ao sistema de compensação de tempo de ORCsy.
Entre os participantes, houve grandes lendas como Bouwe Bekking, que participou de oito edições da Volvo Ocean Race, o medalhado olímpico Peter Holmberg e o especialista em rotas Mike Broughton, que desfrutaram de uma regata intensa e divertida na sempre confiável baía de Palma.
“Win Win” vencedor absoluto
Depois de três provas oficiais no mar que começaram na quinta-feira, 20 de junho, com a regata Pantaenius, o barco “Win Win” foi proclamado vencedor geral com três vitórias nas três regatas disputadas arrebatando o título ao veterano “Velsheda” e repetindo o triunfo alcançado em 2016.
“Win Win”, um barco de carbono projetado por maiorquino Javier Jaudenes e construído pela Baltic Yachts, não deu tréguas aos seus rivais e também revalidou o título de vencedor da Classe A que conseguiu em 2018. O segundo lugar na classe foi para “Nilaya” uma outra das unidades da Baltic Yachts que teve Bouwe Bekking a bordo e o terceiro lugar foi para o Wally Open Season, uma criação da Design Unlimited que retornou ao circuito em 2015 após uma grande reforma.
Clase B: “Topaz” impõe-se ao “Velsheda”
A Classe B viveu um intenso duelo entre os três componentes do pódio, os dois Classe J, “Topaz” e “Velsheda”e, o flyer “Missy”. Finalmente, o mais recente do J-Class “Topaz”, um barco lançado em 2015 com um design original de Frank C Paine concluído por Hoek Design e com Peter Holmberg a bordo, foi o vencedor, apenas um ponto à frente de seu irmão da classe J “Velsheda” e com “Missy “ completando o pódio.
“Bequia” vence na Clase C
Depois de vencer a regata final e com um segundo e um terceiro lugar na primeira e segunda regatas, respetivamente, “Bequia”, um belo barco Spirit of Tradition construído em cedro vermelho e spruce foi coroado campeão Classe C. O clássico “Huckleberry”, que se estreou este ano na SuperYacht Cup, ficou em terceiro lugar na última regata e ficou em segundo lugar na geral, graças à sua vitória na primeira regata. A completar o pódio o sloop “Kealoha”, um barco projetado pela Hoek Design e construído em alumínio pelo estaleiro Claasen.
Mas o atrativo da Superyacht Cup Palma estende-se a toda a frota, incluindo aqueles que simplesmente desfrutam do prazer de participar sem ambição de vencer. É o caso do holandês “Tulip” que participa na regata pela quarta vez, navegando com amigos e família como tripulação. “É absolutamente fantástico, sabemos que não vamos ser o primeiro ou o segundo, mas isso não importa porque estamos a divertir muito, e é realmente ótimo”, disse a co-proprietária do barco, Alicia van Vissengen, depois da regata.
Fotografías: Sailing Energy / The Superyacht Cup 201