A Náutica volta a crescer em Espanha impulsionada por novos modelos de consumo

0

O turismo náutico e a prática da navegação recreativa estão novamente na moda entre os espanhóis. Isto é corroborado pelo relatório apresentado por ANEN, no Barcelona Boat Show, que estima em 43 415 os novos certificados náuticos e licenças de navegação emitidas em 2018 em toda a Espanha.

A tendência positiva dos últimos anos aproxima o número de novos nautas ao recorde de 50.826 títulos náuticos emitidos em 2008 na Espanha. O setor náutico está crescendo e sonha em tornar-se igual, nos próximos anos, aos números como os 216.915 certificados emitidos pelo Reino Unido no ano passado.
Um estudo elaborado pela Cenáutica, a principal rede de escolas náuticas da Espanha, destaca a mudança de mentalidade dos novos nautas no uso de barcos de recreio. De acordo com uma pesquisa de 347 formandos náuticos, 79% deles consideram o aluguer de um barco como a opção mais interessante para navegar, antes da compra de um barco.

Novos modelos de pagar para usar a um custo acessível
Como vem ocorrendo em outros setores, a náutica também se junta aos modelos de consumo colaborativo. 46% dos titulados náuticos demonstram interesse na oferta de navegar compartilhando despesas. Fórmulas semelhantes ao timeshare, o pagamento de taxas fixas pelo uso de barcos ou a afiliação a clubes de vela ou a participação em viagens organizadas estão ganhando novos seguidores a cada ano.
O estudo da Cenautica também revela que 11% das pessoas que obtêm um título náutico de recreio estão interessadas em exercer algum trabalho remunerado, o que será possível em 2019 graças aos novos regulamentos preparados pela Direção Geral de Marinha Mercante que permitirão a certos titulares de recreio trabalharem em embarcações de recreio.

O turismo náutico mais fácil e acessível
Outro exemplo de um novo modelo de consumo é apresentado pela Sailwiz, empresa espanhola premiada no Barcelona Boat Show 2017 como a melhor startup, que consolidou sua proposta de férias e planos navegação. A sua proposta elimina as barreiras tradicionais à prática da navegação: o alto custo de comprar ou alugar um barco, a necessidade de obter um diploma e aprender a navegar e a dificuldade de encontrar um grupo para navegar.
A Sailwiz oferece uma plataforma que coloca os proprietários de barcos em contacto com pessoas que querem navegar. Os nautas podem reservar lugares em travessias de todos os tipos e navegar junto com outros tripulantes apenas ao custo de uma pessoa. Agora é possível reservar lugares em mais de 200 planos para velejar: viagens de um dia, cursos de vela, férias de uma semana, saídas de fim de semana ou até travessias do Atlântico à vela.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta