A Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar sobre a égide da FIPS-M tem a seu cargo a organização dos 54º e 18º World Championship Boat Angling respetivamente de seniores e sub21 que se irão realizar entre 15 e 22 de setembro em Setúbal.
Nesta competição irão participar 16 Países de todo o mundo. Entre atletas e acompanhantes vamos ter a visita de cerca de 200 pessoas. Este evento para além da divulgação de Setúbal em tudo o mundo, irá movimentar a hotelaria, restauração e comércio locais, assim como tudo o que está ligado a este tipo de pesca: marinas, embarcações, skippers, etc.
De uma forma geral o campeonato terá 4 fases: Treinos, Cerimónia de abertura (16 de setembro), Competição e Cerimónia de encerramento/jantar tradicional e entrega de prémios (21 de setembro).
Irão participar nestes Campeonato Mundial as seleções nacionais de seniores e sub-21. De salientar que todas as capturas efetuadas nestas competições serão ofertadas a Instituições de solidariedade social do concelho.
Durante o campeonato, os concorrentes vão ocupar lugares previamente sorteados em embarcações que vão ancorar numa das três zonas definidas e, durante cinco horas por dia, vão tentar pescar o maior número de peixes, com as dimensões definidas pelo regulamento, que normalmente são superiores às definidas por lei, com cada espécie a ser valorizada de 1 a 6 pontos. A organização fornece o isco predefinido, para que haja igualdade competitiva entre os participantes.
Dourada, pargo, goraz, corvina e capatão, são as espécies mais valorizadas. No entanto, está estabelecido o tamanho mínimo para cada uma das espécies, abaixo do qual os comissários da prova – também embarcados – farão devolver ao mar, com o objetivo ecológico de preservação.
A par da competição, está organizado um programa social, incluindo passeio a locais de interesse turístico para que participantes e acompanhantes possam conhecer a região.
Com esta organização a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar pretende dar maior visibilidade a esta modalidade, ganhando assim um maior leque de atletas federados de todos os escalões e dar a conhecer o potencial do nosso País transformando-o num destino turístico para a prática da Pesca Desportiva Embarcada.