O observatório da ESA para a monitorização das descargas elétricas na alta atmosfera está a caminho da Estação Espacial Internacional. O Atmosphere-Space Interactions Monitor (Monitor de Interações Ambiente-Espaço) encontra-se no veículo de carga Dragon que decolou ontem às 20:30 GMT (16:40, horário local) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA.
Um conjunto de instrumentos procurará descargas elétricas de alta altitude associadas a condições climáticas tempestuosas. É a primeira vez que um conjunto de camaras sensíveis, sensores de luz e detetores de raios-X e gama voam juntos, para estudar a anatomia interna dos fenómenos luminosos na atmosfera superior da Terra e a ligação com rajadas de radiação de alta energia.
O Atmosphere-Space Interactions Monitor, ou ASIM, será acoplado ao laboratório europeu Columbus, olhando diretamente para a Terra. A tripulação irá instalá-lo usando o braço robótico da estação, após nove dias da chegada.
Do seu ponto de vista único, a 400 km acima da Terra, o ASIM será capaz de capturar as descargas elétricas gigantescas, um fenómeno difícil de observar a partir do solo, mas previamente estudado a partir da Estação pelo astronauta da ESA, Andreas Mogensen, em 2015.
Este monitor específico melhorará a nossa compreensão do efeito das tempestades na atmosfera e contribuirá para modelos climáticos mais precisos. Fonte: ESA