Na sequência o de uma das mais longas e dolorosas passagem dos Doldrums, que há memória, a frota da Volvo Ocean Race está agora nos ventos alísios de Nordeste e vão com boa velocidade para a linha de chegada em Hong Kong, cerca de 2.700 milhas náuticas a noroeste.
A frota encontra-se dividida em três grupos diferentes, o Dongfeng lidera o grupo mais a norte, com o AkzoNobel e o Vestas 11th Hour Racing. E será no norte que os ventos ventos devem ser mais fortes, à medida que os alísios de Nordeste se estabilizem.
“Eu acho que estamos numa boa posição”, disse o skipper do Dongfeng, Charles Caudrelier. “Nós acabamos de deixar o calor para trás, e devemos ser os primeiros a apanhar os ventos alísios … assim esperamos.”
“Estamos muito perto do líder, o Scallywag, mas preferimos a nossa posição para o futuro”.
Embora isso possa vir a ser verdade, no momento, é o Sun Hung Kai / Scallywag de David Witt que está a ganhar à oposição. Ao contrário de muitas previsões de rotas climáticas, Witt e sua equipa conseguiram cortar caminho, rodando para oeste antes do resto da frota e ganharam valiosas milhas.
“O clima ajudou-nos com certeza”, disse Witt. “É o equilíbrio entre a tomada de decisões com base no que os arquivos meteorológicos nos dizem, e o que podemos ver na nossa frente …”
“Tudo pode acontecer, ainda é uma situação muito volátil, mas tenho certeza que este grupo de pessoas pode lidar com o que quer que seja”.
Os Scallywags formam o grupo intermediário por conta própria, com o MAPFRE na frente do Turn the Tide on Plastic e do Brunel na tríade final, cerca de 150 milhas náuticas a leste (e mais longe da linha de chegada), em comparação com Scallywag.
Para este grupo as últimas 24 horas foram de imensa frustração. Uma nuvem apanhou o trio e não os largava, enquanto os outros quatro estavam a fugir.
“Nós pensamos que iríamos estar na frente, e agora estamos lutar cá para trás, onde não queríamos estar”, disse Dee Caffari, a skipper do Turn the Tide on Plastic. “Estou realmente decepcionada. Mas temos quase 3000 milhas para recuperar. ”
4ª etapa – Classificação Geral – Sábado 13 de janeiro (Dia 12) – 13:00 UTC
1- SHK/Scallywag- distancia até ao final – 2.652,07 milhas náuticas
2 – Dongfeng +17,01 milhas náuticas
3 – Vestas 11th Hour Racing +19,68
4 – AkzoNobel +27,00
5 – Mapfre +124,50
6 – Turn the Tide on Plastic +139,19
7 – Brunel +141,24 milhas náuticas