Finalmente tudo a postos – A largada oficial da Volvo Ocean Race 2017-2018 acontece domingo às 14 horas locais (12:00 UTC), na cidade espanhola de Alicante.
As sete tripulações cumprem um pequeno percurso em frente às praias alicantinas, seguindo depois para a primeira etapa, de um total de 45 mil milhas náuticas à volta do mundo.
A regata inicia-se com uma etapa curta (relativamente falando) entre Alicante e Lisboa. Serão 1.450 milhas náuticas de pura ação, com as equipas a lutarem bravamente com o objetivo de somar os primeiros pontos em disputa.
As condições à hora da largada em Alicante, (12:00 UTC), 14:00 locais, são de ventos moderados, com as previsões meteorológicas a apontarem para vento a soprar de Leste, entre os 7 e os 15 nós. Mais fraco do que o previsto no início da semana. Apesar disso, a direção é favorável o que vai permitir à frota uma boa progressão depois da saída.
Depois de 12 horas de navegação, a frota deverá estar completamente à popa e pronta para rumar ao Cabo de Gata onde poderá beneficiar de uma aceleração.
Ao final de 24 horas, as equipas deverão estar a postos para enfrentar o Estreito de Gibraltar, com o rochedo de Gibraltar a aparecer no horizonte. No estreito, o vento poderá subir dos 14 para os 30 nós, o que levará a mudanças de velas com vento forte, mar agitado num dos pontos do mundo com maior tráfego marítimo.
Na terça-feira, 48 horas depois da largada, chega ao fim a agitação com a frota a entrar numa alta pressão e os ventos fracos associados.
Para onde a partir daí? O Diretor da Regata Phil Lawrence reservou o direito de alongar a rota adicionando pontos de passagem obrigatórios, se necessário, por forma a assegurar uma chegada a Lisboa no fim-de-semana, tal como previsto.