Team Alinghi muito forte na Madeira

0
© Lloyd Images

© Lloyd Images

A equipa Alinghi regressou de um contratempo numa das regatas do dia 24.9, vencendo, de uma forma extraordinária, o último dia (25.9) do Ato 6 na Madeira.
A colisão do catamarã GC32 suíço com o da equipa da Red Bull Sailing Team resultou na queda do mastro, obrigando a tripulação de veteranos a desistir do resto das regatas do dia e ameaçando a presença no último dia de competição.
Graças à vasta experiência da sua equipa de terra, que conta com o português João Cabeçadas, a equipa suíça retomou, no domingo, a prova em grande forma. O trabalho foi recompensado quando a equipa ganhou as duas regatas do dia, garantindo a vitória geral do Ato 6 das Extreme Sailing Series na Madeira.
A equipa Red Bull Sailing Series conseguiu um segundo lugar pela terceira vez em 6 competições, seguida pela equipa Oman Air, atuais líderes da geral, em terceiro lugar.
Apenas três pontos separam agora as equipas Oman e Alinghi na classificação geral, faltando apenas dois atos para o final da temporada de 2016 – Lisboa, dentro de duas semanas e Sidney, em dezembro.

Fotografia: Henrique Seruca - SAIL Portugal

Fotografia: Henrique Seruca – SAIL Portugal

SAIL Portugal – Visit Madeira acabou o Ato 6 das Extreme Sailing Series na Madeira em quinto lugar, mantendo o sexto lugar na classificação geral. Diogo Cayolla, “capitão” da equipa portuguesa, referiu que o quinto lugar se ajustou perfeitamente à performance da equipa. “As quatro equipas que ficaram à nossa frente na classificação são muito mais experientes e por isso a conquista do quinto lugar deixa-nos satisfeitos”. Quando questionado sobre esta etapa admitiu que “a ausência de vento tirou um pouco de brilho à espetacularidade que pode existir nesta regata mas a organização foi excelente e a Madeira tem as características perfeitas para continuar a acolher esta prova no futuro”.
A equipa portuguesa regressa hoje ao continente onde, durante a próxima semana, dará início aos treinos para o Ato 7, que se realiza de 6 a 9 de outubro, em Lisboa, cidade que, à semelhança da Madeira, vai também acolher as Extreme Sailing Series pela primeira vez.
Extreme Sailing Series™ Ato 6, Classificação dia 4 – Ilha da Madeira, 14 regatas (25.09.16)
Posição /Equipa/ Pontuação
1º – Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey – 166 pontos.
2º – Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand – 153 pontos.
3º – Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari – 150 pontos.
4º – SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde – 141 pontos.
5º – Sail Portugal – Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Melo, Nuno Barreto, Luís Brito, João Matos Rosa – 127 pontos.
6º – Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Chris Taylor, Will Alloway, Sam Batten, Rob Bunce – 122 pontos.
7º – Vega Racing (USA) Brad Funk, Tom Buggy, Nick Thompson, Zé Costa, Mac Agnese – 111 pontos.

Classificação geral Extreme Sailing Series™ 2016
Posição /Equipa/ Pontuação
1º Oman Air (OMA) 68 pontos.
2º Alinghi (SUI) 65 pontos.
3º Red Bull Sailing Team (AUT) 63 pontos.
4º SAP Extreme Sailing Team (DEN) 52 pontos.
5º Land Rover BAR Academy (GBR) 46 pontos.
6º Sail Portugal – Visit Madeira (POR) 42 pontos.
7º CHINA One (CHN) 29 pontos.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta