O Campeonato do Mundo da Classe Optimist, que decorre até ao próximo domingo em Vilamoura, está ao rubro. No final do penúltimo dia da prova individual, o norueguês Mathias Berthet tem apenas três pontos de vantagem sobre o suíço Max Wallenberg. A disputa pelo título promete ser emocionante. Guilherme Cavaco continua como melhor português no 20º lugar.
O vento subiu, 14 nós de intensidade de Sudoeste, e a emoção também. O suíço Max Wallenberg teve um dia quase perfeito, 2º e 1º nas duas realizadas pelas 4 frotas, e aproximou-se do líder, o norueguês Mathias Berthet. A duas regatas do final da competição individual os dois primeiros estão separados por apenas três pontos, ficando reservada para amanhã a celebração do título.
A luta pelo terceiro lugar do pódio também promete com o malaio Muhammad Fauzi Kaman Shah a ter a três pontos o norte-americano Justin Callahan e a cinco o argentino Juan Ignacio Queirel. O velejador da Malásia vai defender a posição nas duas agendadas para a derradeira jornada.
Nas meninas, a nova comandante é Victoria Schultheis, de Malta, que ocupa o 22º lugar da geral e tem a 12 pontos a dinamarquesa Helena Wolff (27ª da geral) e a 13 a grega Ariadni Paraskevi Spanaki (28ª). A portuguesa Beatriz Gago continua 5ª classificada e é 55ª da tabela classificativa do Grupo de Ouro.
Quanto aos restantes velejadores nacionais, Guilherme Cavaco está no 20º posto do Grupo de Ouro, tendo sido 37º e 20º Filipe Egipto está em 34º no grupo de prata, enquanto no grupo de bronze Manuel Ramos é 2º e Diogo Sampaio está na 5ª posição.
Amanhã (01.7) disputam-se as duas últimas regatas do Mundial de Optimist com início agendado para o meio-dia.
Emoção ao rubro em Vilamoura
0
Partilhe