Apresentação: Projeto Técnico Solar Boat

0

Um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) pretende desenvolver uma embarcação movida exclusivamente a energia produzida por painéis fotovoltáicos. Esta pode ter até 8 metros de comprimento e 2,4 metros de boca, sendo o objetivo participar numa competição, a nível mundial, maioritariamente universitária. Neste momento a equipa é composta por 8 elementos dos cursos de Engenharia e Arquitetura Naval e de Engenharia Mecânica. A equipa não tem uma dimensão limite, crescendo com a evolução do projeto, contando com participação de estudantes de diversas áreas de engenharia.

TécnicoMissão
Os responsáveis desenvolveram este projeto com o propósito de criar uma incubadora de uma nova geração de estudantes apaixonados por engenharia que ambicionam ganhar experiência profissional antes de entrar no mercado de trabalho.

Visão
Num mundo onde cada vez mais as energias renováveis são solicitadas, pretendem contribuir no desenvolvimento e na divulgação das mesmas. A nível do projeto esperam que este passe por sucessivas gerações e protótipos nos quais se vão desenvolvendo novos sistemas cada vez mais eficazes, de modo a tornar a embarcação o mais competitiva e fiável dentro das restrições dos regulamentos. Querem efetuar uma boa representação internacional de uma equipa portuguesa e consequentemente adquirir um reconhecimento dos alunos no mercado de trabalho.

Parcerias e Apoios
A nível institucional o projeto Técnico Solar Boat conta com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e do Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC), ambos do IST. O projeto irá envolver outros recursos para além da equipa de estudantes, como associações, empresas, professores, investigadores e profissionais de várias áreas, tornando possível a evolução deste projeto inovador e pioneiro em Portugal.

Vantagens ao estabelecer uma parceria com este projeto
O projeto procura estabelecer parcerias com empresas e instituições no sentido de apoiarem o projeto através de fornecimento de material, financiamento e know how.
Ao colaborar com o Técnico Solar Boat, a instituição estará a investir num projeto único e inovador em Portugal.

Criação
A ideia do projeto surgiu no final de Outubro de 2014 quando um grupo inicial de colegas pensou em fazer algo mais para complementar o curso e acabaram por se juntar e começar este projeto de raiz. Em Março de 2015 o projeto foi oficialmente lançado, já com uma equipa de 8 pessoas, e com objetivos bem definidos.

História da Competição
Existem duas grandes competições na Europa, uma na Holanda intitulada de DONG Energy Solar Challenge (Bienal) e outra no Mónaco intitulada de Solar1 (Anual). Ambas consistem em provas de resistência, manobrabilidade e sprint.
O DONG Energy Solar Challenge começou com uma ideia em 2005 e em 2012 já era conhecido internacionalmente como a maior competição mundial de embarcações solares. A primeira edição foi em 2006 e contou com 24 embarcações. Em 2008 a competição contava já com 39 embarcações sendo que 24 destas cruzaram a linha de chegada dentro das 24 horas de tempo de navegação. Em 2010 a competição mudou o nome para DONG Energy Solar Challenge, fruto do novo patrocinador principal. Em 2010, a competição contou com 43 equipas e surgiram as primeiras embarcações com hydrofoils, tendo a embarcação mais rápida completado o desafio em cerca de 11 horas de tempo de navegação. Atualmente participam equipas de países como a China, EUA, Brasil e muitos outros países Europeus.
O Solar1 começou em 2013 com a ajuda da Vripack, do Yacht Club of Mónaco e de uma das equipas, a CLAFIS Private Energy Solar Boat Team. Esta competição consiste em 3 dias de regatas e a edição de 2015 já conta com 24 equipas inscritas.

Alcance da Divulgação
Competições:
Em termos de visibilidade, ambas as competições em que a equipa pretende participar são bastante mediáticas. Esse mediatismo é atingido através dos patrocínios e parceiros dos eventos.
A Solar1 – Solar Boat World Championship tem como anfitrião o Yacht Club de Mónaco, o qual reúne mais de 1300 membros de 60 nacionalidades distintas. Adicionalmente, o parceiro oficial de imprensa é a Eurosport, uma rede de canais desportivos que se encontra disponível em 59 países, em 20 idiomas diferentes (sendo um dos idiomas oficiais o português), que alcança espetadores Europeus e internacionais. Para além disso, este evento é apoiado por outras entidades de imprensa, como a Motor Boat & Yachting, a Náutica, a Superyacht Times, a Boat International Media, e ainda o The Wall Street Journal. O reconhecimento dos seus parceiros à escala mundial permite ao Solar1 um alcance de divulgação notável.
A Dong Solar Challenge, por sua vez, apresenta também um variado leque de patrocinadores. Entre outros, figuram grandes nomes como a universidade de Delft, TUDelft, um dos centros de ensino mais relevantes dos Países Baixos e a The Tall Ships Races, um evento anual de regatas entre grandes veleiros que decorre em águas Europeias com o objetivo de promover a arte de velejar e as relações internacionais entre jovens (em 2014 participaram cerca de 6000 jovens de 15 nacionalidades diferentes). Outra entidade bastante relevante que apoia o evento como fornecedor é a holandesa MARIN, Maritime Research Institute Netherlands, um dos principais institutos do mundo no ramo da investigação hidrodinâmica e tecnologia marítima.

Especificações Gerais da Embarcação
Existem várias categorias de competição: Classe A, Classe B, Top Class e Vripack, tendo o projeto escolhido participar na Top Class. Nesta categoria os painéis solares não são standard e a potência máxima é maior. Deste modo, é a classe mais competitiva e onde há mais espaço para inovação, sendo estes os motivos pelos quais optaram por esta categoria.

Dimensões e limites máximos:
Categoria: Top Class; Comprimento (m): 8; Boca (m): 2,4; Velocidade Mínima (km/h): 12; Potencia Máxima (Wp): 1750.

Contactos do Projeto
www.facebook.com/tecnico.solarboat/ 
tecnico.solarboat@gmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta