O Mediterrâneo disse, no passado dia 30 de Agosto, adeus ao circuito Audi MedCup no ano de 2008 e fechou de modo brilhante. As palavras começam a faltar para elogiar o campo de regatas de Cartagena. Desta feita, o vento soprou fraco mas a emoção foi muita, até encontrar o vencedor do Troféu Região de Múrcia. A discussão pelo primeiro lugar foi feita metro a metro, com constantes trocas de liderança durante a 10ª e última regata.
Ganhou o Bribón, de José Cusí, deixando os argentinos do Matador, de Alberto Roemmers, na 2ª posição. O Bigamist 6, de Pedro Mendonça foi 5º nas duas do dia e acaba em 11º. Diogo Cayolla foi 7º no Caixa Galícia e o Desafio, do português Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, faz o melhor resultado da temporada, sendo 3º classificado. O circuito de regatas líder mundial, tem final marcado para o nosso país, de 15 a 20 de Setembro, com a realização do Troféu de Portugal Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.
Respeitando o passado histórico da cidade, pode dizer-se que Cartagena foi grande. Se durante a semana a incerteza dos resultados deixou os amantes da vela fascinados. O último dia foi a cereja no topo do bolo. Nervos à flor da pele, dezenas de barcos de espectadores e duas regatas impróprias para cardíacos.
A Comissão de Regatas, liderada pela espanhola Maria Torrijo, fez duas provas quase perfeitas. Na primeira, luta contínua entre os norte-americanos do Quantum e os ibéricos do Desafio. Moralizados, os homens de Paul Cayard (Desafio) levaram a melhor e, surpresa das surpresas, assumiam o comando do Troféu Região de Múrcia.
Com o vento a soprar fraco, Maria Torrijo decidiu avançar para uma segunda. Bribón e Matador discutiram a vitória final palmo-a-palmo. O Desafio e o Quantum afundaram-se na classificação. A última popa foi tremenda, mas o Bribón, desta feita sem o Rei Juan Carlos a bordo, mas com um super Dean Barker ao leme, alcançou o triunfo, o primeiro de um barco de 2007 na Audi MedCup 08.
Para as cores portuguesas o final foi perfeito. O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, que se estreou na MedCup em Cartagena, fez dois 5º lugares e terminou em 11º. O Desafio, de Agustin Zulueta e do português Gonçalo Esteves, acabou no pódio e Diogo Cayolla foi 7º classificado no Caixa Galícia.
O Atlântico recebe a derradeira etapa da Audi MedCup 08. O vencedor será encontrado, entre 15 e 20 de Setembro, no Troféu de Portugal Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.
Troféu Região de Múrcia
Classificação após 10 regatas
1º Bribón
2º Matador
3º Desafio
4º Quantum
5º Mutua Madrileña
——
11º Bigamist 6
Classificação Audi MedCup após 5 etapas
1º Quantum
2º Bribón
3º Artemis
4º Matador
5º Platoon powered by Team Germany
——
18º Bigamist 6