Cultura / Festival dos Oceanos

0

Regata em Marselha antecipa Festival dos Oceanos
A Regata “Festival dos Oceanos” promove o Festival em terras gaulesas, com a largada do porto francês de Marselha no dia 19 de Julho. Esta prova náutica internacional estende-se por 1.600 milhas náuticas, passando por França, Espanha, Portugal e Marrocos. Em Lisboa, a largada acontece a 3 de Agosto e é acompanhada de um cortejo de dezenas de embarcações no rio Tejo.Esta prova náutica divulga o Festival dos Oceanos e visa atrair turistas estrangeiros a Lisboa, cumprindo o objectivo do Turismo de Lisboa de aumentar a capacidade de atracção da capital portuguesa.
Após a partida do sul de França, os velejadores navegam rumo a Algeciras, em Espanha, onde farão uma escala de dois dias a fim de prepararem a passagem por Gibraltar. A 26 de Julho, os atletas partem do país vizinho para Lisboa, onde permanecem durante três dias.
No dia 3 de Agosto tem lugar um desfile náutico no Tejo para marcar a largada para o continente africano. A participação no desfile está aberta a embarcações de todas as tipologias, desde barcos típicos do Tejo, iates, até embarcações da marinha. O cortejo poderá ser acompanhado junto à Doca de Santo Amaro (Doca de Santos), a partir das 12 horas.
De Lisboa a Rabat, Marrocos, passando em frente a Casablanca, onde estará uma bóia, a viagem durará dois dias. A chegada está marcada para 5 de Agosto. A última etapa começa no dia 9, com partida da nova marina marroquina, a Marine Royal Rabat, rumo à capital portuguesa. A chegada a Lisboa, como destino final, será a partir do dia 12 de Agosto e a entrega dos prémios está marcada para o dia 15.
A Regata “Festival dos Oceanos” pretende, também, alertar para a importância da preservação dos oceanos. O biológo António Teixeira, especializado em oceanografia biológica, irá acompanhá-la e registar dados científicos sobre a vida e a conservação dos oceanos num diário de bordo.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta