Triunfo do Blue FPT
Na Round Britain 2008
O Blue FPT, um barco da FB Design com 3 motores turbodiesel da Fiat Powertrain Technologies, venceu a Round Britain 2008, a mais extensa prova de motonáutica do mundo.
O segredo do sucesso residiu na total inexistência de problemas mecânicos e na constância dos resultados obtidos que levaram a embarcação e os motores italianos a baterem os outros 47 participantes.Foi uma prova em permanente ascensão, ganhando posições na classificação milha após milha, graças à fiabilidade dos motores turbodiesel Common Rail N60-480 de 480 cavalos, os mesmos que são utilizados nas embarcações de recreio.
Um outro dado não menosprezável é o facto de ser um produto de série que, nas distâncias longas, vence mesmo a concorrência dos motores racing: um sucesso claro e nítido, testemunhado pelo avanço de mais de uma hora sobre os concorrentes mais próximos.
Em suma, um teste de longa duração efectuado no banco de ensaios mais severo: as 1400 milhas de percurso à volta de Inglaterra, em águas conhecidas como as mais difíceis de enfrentar e que os motores FPT venceram sem qualquer dificuldade.
A tripulação, constituída por Pateras Vassilis, Panos Tsikopoulos, Vasiliou Lefteris e Dag Pike, conquistou uma das mais importantes provas de competição do mundo e a Fiat Powertrain Technologies escreveu uma página notável na história da motonáutica.
A Round Britain é uma prova de resistência de 1400 milhas dividida em 10 etapas, e decorreu entre os dias 21 e 30 de Junho. Nesta terceira edição (a primeira foi em 1969 e a segunda em 1984) participaram 47 embarcações. O Blue FPT, da equipa Fiat Powertrain Technologies, compete na categoria de produtos de série e é equipado com três motores FPT N60-480 de 480 Cv. A prova arrancou de Portsmouth a 21 de Junho, tendo passado por Plymouth, Milford Haven, Bangor, Inverness, Edimburgo, Newcastle e Lowestoft, para terminar a 30 em Portsmouth.
Competição / Motonáutica
0
Partilhe