Competição / Audi MedCup Circuit

0

Troféu Audi Região da Sardenha
Quantum vence em Itália e lidera circuito

O Quantum, dos norte-americanos Doug Devos e Fred Howe, foi o grande vencedor do Troféu Audi Região da Sardenha, que hoje terminou em Cagliari. O barco, que tem ao leme Terry Hutchinson, defendeu-se bem dos ataques do Mean Machine, do holandês Peter de Ridder, e alcançou o primeiro triunfo da época. O Caixa Galícia, onde está o português Diogo Cayolla, foi 8º da geral. Recorde-se que o circuito de regatas líder mundial, terá o final apoteótico no nosso país, de 15 a 20 de Setembro, com a realização do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.Os armadores da Audi MedCup, circuito de regatas líder mundial, são unânimes em considerar a regularidade como a melhor “arma” para conquistar o cobiçado troféu, em posse do Artemis. Por isso, não é de espantar que o Quantum seja líder ao final de três etapas. Não importa qual o campo de regatas, a velocidade ou direcção do vento, a tripulação norte-americana liderada por Terry Hutchinson e Morgan Larson (táctico) tem sido a melhor.
Em Cagliari, nas três regatas realizadas no último dia, o Quantum defendeu-se sempre bem dos ataques do Mean Machine, acabando por vencer com dois pontos de vantagem. Verdadeiramente espectacular esteve o Artemis, do sueco Torbjörn Törqnvist. Dois triunfos da derradeira jornada e subida ao pódio, destronando o Mutua Madrileña, do italiano Vasco Vascotto.
Para as cores portuguesas, o derradeiro dia fica marcado pela irregularidade. O Caixa Galícia, com Roberto Bermudez ao leme e Diogo Cayolla como “trimmer” de spi (afinador da vela de balão), foi 11º, 5º e 8º, acabando no 8º posto da geral, um resultado positivo, dado que navegaram num barco alugado.
Já o Desafio, de Gonçalo Esteves e do espanhol Agustín Zulueta, terminou em 6º da geral, depois de ter sido 5º, 10º e 6º, nas três da jornada.
Concluídas que estão metade das etapas que constituem a Audi MedCup, parece evidente que há 4 barcos claramente favoritos. Quantum, Bríbon, Artemis e Mean Machine, entram na fase final do circuito separados por escassos 29 pontos. Dada a inexistência de descartes do pior resultado, qualquer erro, nas 3 provas que faltam (Regata Breitling, Troféu Região de Múrcia e Troféu de Portugal – Cidade de Portimão) será fatal para as suas ambições.
A 4ª etapa do circuito Audi MedCup será a Regata Breitling, que decorre entre 21 e 26 de Julho, em Puerto Portals, na ilha espanhola de Maiorca.

Classificação Geral após 10 regatas
1º Quantum– 37 pontos
2º Mean Machine – 39 pontos
3º Artemis – 45 pontos
4º Mutua Madrileña – 49 pontos
5º Bríbon – 55 pontos

Classificação Audi MedCup após 3 etapas (26 regatas)
1º Quantum– 129 pontos
2º Bríbon – 135.2 pontos
3º Artemis – 137 pontos
4º Mean Machine – 158 pontos
5º Platoon powered by Team Germany – 190 pontos

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta