A Feira de Miami está para os fabricantes americanos como os principais salões náuticos europeus estão para os fabricantes de equipamentos e estaleiros do velho continente.
É um importante certame que serve de mostra dos novos produtos das marcas americanas.
A Mercury Marine não foge à regra e este ano apresentou mais de 12 novos produtos e que incluem uma série de novos 4 tempos EFI nas configurações 75, 90 e 115 cv.
Os novos motores são os oitavo, nono e décimo da plataforma Verado da Mercury. Com aspiração em vez de super comprimidos partilham a maior parte dos mesmos componentes.
Com muitos dos componentes pensados para aguentar os rigores dum ambiente super comprimido, estes motores de 4 cilindros em linha com aspiração natural são estruturalmente mais fortes do que o que é necessário. Controlados por um módulo electrónico (ECM) com um micro compressor da Motorola, a função Full Smart Craft também faz parte da configuração standard nos 4 tempos da gama média, que permitem a monitorização completa do barco e sistema de propulsão que vai dando dados precisos sobre o estado do motor e seu desempenho. Estes motores vão estar disponíveis na Primavera.
Também na sequência do primeiro prémio atribuído ao motor EFI sterndrive, no estudo virado para o consumidor JD Power, a Mercury anunciou que fez algumas actualizações à sua linha de motores OptiMax. Estes melhoramentos variam de modelo para modelo e passam pelo melhoramente do nível e qualidade do ruído e novo estilo, bem como nova caixa de mudanças nos modelo de 3.0lt. Existem cerca de12 modelos na gama OptiMax que vão desde os 75 aos 300 cv.
Outro lançamento foi o Display VesselView SmartCraft da Mercury. Sistema de controlo exclusivo da Mercury e que fornece aos condutores todo o tipo de informação sobre o seu barco. O SmartCraft faz a ligação do módulo de controlo da propulsão de cada motor a um computador avançado e desta forma o condutor pode aceder a todos os tipos de dados, seja velocidade, rotações, temperatura da água, profundi8dade e consumo de combustível a partir de indicadores e displays Smart Craft.
O VesselView é diferente das interfaces SmartCraft anteriores sendo que agora utiliza um ecrã de 5 a cores visível com luz solar directa. Pode controlar os items periféricos ligados em rede como o gerador, sonda HVAC e inversor/carregador. É totalmente compatível com o NorthStar 8000i que tem a função de sonda, plotter cartográfico e radar.
A Mercury Racing lançou também um novo Optimax 300XS fora de borda. O novo 300XS Stroker de 3.2lt e 6 válvulas, com um eixo da cambota equilibrado para potência e performace optimizadas. Um amortecedor assegura o funcionamento suave, novos pistões dando-lhe um perfil mais actual e um revestimento em compósito asseguram a sua longevidade.
Foi igualmente dado destaque a outras inovações técnicas, nomeadamente um sistema melhorado de redução do ruído, constituído por uma espuma absorvente do som que envolve o topo interior da capota, combinada com um atenuador para o compressor de ar da injecção directa de combustível e um sistema de exaustão avançado, reduz o som do motor em funcionamento de tal forma que o 300XS é mais silencioso do que os modelos e 2006 OptiMax 250XS.