SNEF et CLIPTOL SPORT foi o grande vencedor com o tempo de 22 dias, 19 horas, 13 minutos e 56 segundos |
Terminou dia 13 de Maio, a nona edição da Transat AG2R, com a vitória de Jean-Paul Mouren e Laurent Pellecuer, a bordo do SNEF & Cliptol Sport. Esta equipa terminou a prova de 3710 milhas em 22 dias 19h 13′ e 55”, a uma velocidade média de 6,78 nós.
A organização da nona edição da Transat AG2R esteve a cargo da Pen Duick, com a participação da câmara de Concarneau para a partida, em França e da Collectivité d’Outre-Mer de Saint-Barthélemy, no Caribe, com a colaboração da Federação Francesa de Vela.
Desde a sua criação que a Pen Duick tem vindo a desenvolver trabalho em diferentes domínios na organização de eventos marítimos.
Aspecto da recepção aos velejadores |
Com a chegada do grupo Le Télégramme, como novo accionista, a sociedade em plena expansão, continua a seguir as suas aventuras oceânicas. Esta empresa é uma das principais na organização de provas oceânicas. Em 2004 e já com uma longa história no sector, a Pen Duick decide compara as sociedades Promovoile e Match Racing. Para além da Transat AG2R, a Pen Duick organiza ainda outros eventos importantes como a Route du Rhum, Transat Jacques Vabre e o Trophée BPE, sendo uma das empresas líderes no sector.
O grande patrocinador da Transat AG2R foi a AG2R Prévoyance.
O percurso estimou-se em aproximadamente 3.710 milhas, com partida de Concarneau Marque, passagem por Porto-Santo e chegada a Saint-Barthélemy
Jean Paul Mouren e Laurent Pellecuer, vencedores da 9ª. Transat AG2R |
As embarcações desta prova foram os famosos Figaro Bénéteau II.Seuls, com tripulações de dois velejadores. Estes veleiros correspondem ao regulamento dos mono-tipo da Classe Figaro Bénéteau, para 2007/2008.
A Transat AG2R que partiu de Concarneau no domingo dia 20 de Abril esteve aberta aos concorrentes que participaram em pelo menos uma das seguintes provas: Transat AG2R, le Trophée BPE, la Solitaire Afflelou le Figaro, la Route du Rhum, le Vendée Globe, la Transat Jacques Vabre, ou que tenham podido fazer prova, perante o comité da organização, de experiência em travessias, ou um palmarés em provas do género.
As ajudas à navegação estiveram reduzidas, não tendo sido permitido a utilização de análise meteorológica personalizada, nem ajudas à rota.
De salientar que dos mais de vinte inscritos a grande maioria, mais de 90% dos participantes eram franceses. De facto só as equipas dos barcos, Atlantik, SojaSun e TetraKTYS, não eram franceses.
Foi muito interessante acompanhar as diferentes estratégias das equipas na escolha do percurso.
Ronan Guérin e Luc Poupon, do barco Solarinox |
Muito cedo formaram-se duas frotas, com duas opções distintas em relação á forma como chegar ao objectivo da primeira parte do trajecto, Porto Santo, na Madeira. Enquanto uns optaram por um percurso mais a norte, fazendo incontáveis milhas à bolina (com tudo o que este tipo de mareação implica), outros optavam por uma rota mais a sudeste, aproveitando os Alízios, o que provou ser uma boa opção.
O primeiro lugar, desta nona edição da Transat AG2R, foi ganho pela equipa formada por Jean-Paul Mouren e Laurent Pellecuer, no SNEF & Cliptol Sport. Estes dois velejadores fizeram uma média de 6,78 nós e demoraram 22 dias 19h, 13 e 55.
Concarneau-St Barth tripulado por Eric Peron e Miguel Danet, foi terceiro classificado |
A calma e a experiência de Jean-Paul Mouren, associado à energia de Laurent Pellecuer, permitiu à equipa do SNEF & Cliptol Sport sagrar-se vencedora desta difícil prova. De salientar que esta equipa percorreu 4.363 milhas a uma velocidade de 7,97 nós. Jean-Paul Mouren estima que fizeram cerca de 3.000 à popa, utilizando o spi.
Em segundo lugar ficou o Solar Inox que chegou também no dia 13 a Saint-Barth. Ronan Guérin e Luc Poupon cortaram a linha de chegada com mais 13h, 45′ e 04″, do que os vencedores e o seu tempo total foi de 22 dias 23h, 45′ e 04”, tendo feito uma média de 6,72 nós.
Em terceiro lugar ficou a equipa formada por Miguel Danet e Eric Péron, no Concarneau- St Barth, com mais 14h, 09′ e 26″ que o SNEF & Cliptol Sport.
O Solar Inox ficou em segundo lugar com 22 dias, 23 horas, 45 minutos e 04 segundos |
O Cercle Vert, cortou a linha de chegada em quarto lugar, pilotado por Gildas Morvan et Jean LeCam, tendo dispendido mais 15h, 31′ e 45″, tendo feito um tempo geral de 23 dias 01h, 31′ e 45”, a uma média de 6,70 nós.
Já Jeanne Grégoire e Nicolas Lunven cortaram a linha de chegada ás 17 horas, 16 minutos e 18 segundos, também no dia 13 de Maio (hora francesa), para se classificaram na quinta posição.