A todo vapor e com optimismo para o ano de feiras de 2010: novos acentos e um conceito alargado de aventura, na boot Düsseldorf. Participar, divertir-se, presenciar o facto de o desporto náutico ser para todos. Fazer as primeiras experiências de mergulho, no Diving Show do pavilhão 3, praticar stand-up paddling, no tanque de acção no Beach World , partir para novos destinos no mundo azul das férias ou encontrar as estrelas de cena da vela e do surf. A boot Düsseldorf torna isso possível!
Afirmação internacional: 1550 expositores, oriundos de mais de 50 países
De 23 a 31 de Janeiro de 2010, cerca de 1550 expositores, oriundos de mais de 50 países apresentarão, em 17 pavilhões de feira, em 213000 m², o mundo inteiro do desporto aquático para abrir o apetite para o verão, o sol, a praia e o mar. A oferta estende-se desde o anzol até ao mega iate. Cerca de 550 participantes provêm do estrangeiro e ocupam perto da metade da área de exposição. O maior país expositor é a Holanda, com 100 estaleiros, fornecedores e prestadores de serviços, seguido pela Itália, pela França e pela Grã-Bretanha. Esperam-se apresentações colectivas da Croácia, da Noruega e de Portugal.
Também em tempos difíceis: como habitualmente, uma oferta abrangente
Regojizamo-nos de, apesar do enquadramento económico muito difícil, podermos, também em 2010, apresentar, em Düsseldorf, um panorama abrangente sobre o mercado mundial dos desportos de iate e náuticos. As grandes marcas, estaleiros e produtores do sector estão inscritos e confirmam, assim, de maneira impressionante a função da boot Düsseldorf como sendo o mercado internacional líder do ramo, eis a opinião de Werner Matthias Dornscheidt, Presidente da Administração da Messe Düsseldorf.
Todavia um mercado líder não se consegue isolar das crises que se desenvolvem no mercado mundial. Encontramo-nos na boa rota. Mesmo assim, as condições económicas globais de enquadramento têm efeitos sobre a boot. Verbas reservadas à participação em feiras, mais apertadas, levam à redução das áreas dos stands. Só em alguns casos excepcionais foi decidido desistir duma participação na feira, é a conclusão de Goetz-Ulf Jungmichel, Director da boot Düsseldorf.
Proveito para a boot resulta da variedade dos segmentos da oferta em todos os tipos de desportos náuticos. Contrastando com o negócio reduzido por razões estruturais e conjunturais, existem sectores estáveis ou até crescentes tais como o mergulho, o turismo aquático e o charter e, no topo, um bem encaminhado mercado de equipamentos.
Desde a última inovação até ao clássico: 1700 barcos e iates
Iates e barcos de todos os tamanhos, desde modelos inovadores passando pelos clássicos até aos modelos e às plantas de projectos para super iates, são apresentados na boot por 450 expositores, em oito pavilhões, com cerca de 100 000 metros², ocupando, assim, metade da exposição. 1 700 barcos e iates esperam os amigos desportistas de barcos e iates.
Bem variado, o sector da vela nos pavilhões 16 e 17. O mesmo se passa quanto à vasta oferta de pequenos e médios barcos a motor e iates em aço.
Difícil: iates do sector de luxo
Actualmente, o sector de luxo é duro. As fortes diminuições de facturação bem como as profundas reestruturações nos grandes estaleiros e grupos empresariais resultaram em consideráveis cortes de verbas e, assim, à redução das áreas de exposição e de escolha diminuída de modelo. Assim, irão ser apresentados cerca de 40 mega iates no pavilhão 6.
A mostra no pavilhão 7, a Superyacht Show, continua, no entanto, estável. Cerca de 150 expositores reúnem-se, nesse local, com as plantas dos iates, os modelos e os serviços em redor deste segmento altamento exclusivo, que apresentará quatro participações colectivas a German Yachting Pool, uma exposição da Fédération Industrie Nautique, a AMIA Arab Martine Industry Association e o HISWA Holland Yachting Group. O Superyacht-Club, este ano, encontrar-se-á instalado no pavilhão 6.
Agradavelmente forte: equipamentos e acessórios
Uma forte procura de áreas de exposição e 80 novos expositores demarcam a evolução dos equipamentos para barcos, da electrónica, dos motores, dos acessórios e do vestuário desportivo. Nos pavilhões 10 e 12, cerca de 400 expositores apresentam um vasto leque de produtos para e em redor do barco.
Incontestado: a boot continua a ser a nº 1 do mergulho desportivo
Com 320 expositores, a oferta para os amadores de mergulho, no pavilhão 3 da feira, continua a ser o maior show a nível mundial para o praticantes de mergulho. Destinos e bases para a prática do mergulho, por todo o mundo, desde a Ásia, passando pelo Mediterrâneo até ao Pacífico, fatos de mergulho, escolas, inovações na fotografia,7 no filme e nos subaquáticos: tudo isso se encontra concentrado, na boot Düsseldorf, num pavilhão com 20 000 m² de área de exposição.
Em boa forma: o mercado de turismo náutico
Em boa forma apresenta-se o mercado de turismo náutico da boot 2010. Quem estiver à procura dum destino adequado para as próximas férias de desporto aquático, gostar de fazer charter de um barco ou participar numa formação, deverá passar pelos pavilhões 13 e 14, em que 350 expositores apresentam serviços marítimos.
Desenvolver as suas próprias forças: viver 360 º de desporto náutico
14 mundos de vivência e de temáticas são proporcionados pela boot 2010 sob o novo mote 360º de desporto náutico. Um novo recorde na história da feira. Expandimos, em consciência, a oferta de actividades aquáticas nos pavilhões, a informação e o aconselhamento divertidos, as possibilidades de entrar em contacto com estrelas e desportistas de topo. Queremos despertar o entusiasmo e tornar mais próximos os desportos náuticos, comenta Goetz-Ulf Jungmichel o conceito. Especialmente em tempos de dificuldade económica, é importante ganhar novos grupos alvo para os desportos marítimos, tais como famílias jovens e ao mesmo tempo transmitir novos impulsos e ideias.
Uma oferta alargada: desportos de tendência
A oferta dirigida, principalmente, a um público jovem, ou seja os desportos de tendência, foi nitidamente expandida e localizada nos pavilhões 1 e 2. No Beach World encontrar-se-ão, no futuro, além de kites, surf, wakeboard e esqui aquático, também stand-up-Paddling, Winch Waking e Skimboarding. O ponto alto no pavilhão 1 é um novo action pool no qual podem ser experimentados estes desportos. No pavilhão vizinho, produtores e fornecedores apresentam o mais recente material bem como a moda actual para a praia.
Participação desejada: experimentar mergulhar
Também o Centro de Mergulho no pavilhão 3, com a sua popular encenação e com a sua distintiva torre de vidro para o mergulho, irá ter um acréscimo. O segundo tanque para mergulho convida os visitantes a experimentar.
Pertence às atracções do Centro da Pesca Desportiva, no pavilhão 12, um enorme aquário para a apresentação de iscos.
Nova edição: World of Paddling
Terá lugar uma nova edição do World of Paddling que se estreou, em 2009 e que se revelou um grande êxito, graças às suas propostas de informação em redor do desporto de canoagem e do turismo de canoagem. A grande exposição das canoas e dos kayaks sob o tecto do World of Paddling será acompanhada por actividades desportivas no tanque de acção do pavilhão 13.
Brincar e aprender: os hits da feira para as crianças
É no pavilhão 14 que os visitantes mais novos se irão divertir, pois encontrarão num grande mundo de jogos o Kids Active Corner, uma área de action com botes nos quais a nova geração poderá aproximar-se da vela a brincar. Na sala de aula marítima, os estudantes serão instruídos sobre o habitat marítimo, por colaboradores do Aqua Zoo da Messe Düsseldorf.
Nesta nova área dos desportos aquáticos, as associações e os clubes apresentam-se com o seu espectro de capacidade indicando caminhos para os desportos náuticos e aquáticos.
De alto nível: o Classic fórum
No pavilhão 15, o Classic Forum, sob a direcção da Associação Promotora do Estaleiro Museu Alemão e.V. expõe cerca de 26 barcos originais e cópias, das indústrias marítimas e apresenta um programa extensivo de conferências e filmes sobre o sanemaneto, a manutenção e o historial de barcos antigos tudo de alto nível. O convidado de honra vai ser o velejador Wickinger-Fan Burghard Pieske, de Luebeck, com a sua Vikinger Saga.
Last but not least, os amigos de arte marítima são mais uma vez convidados a visitar a Galeria boot Düsseldorf .Cerca de 20 galerias e artistas apresentar-se-ão aos visitantes da boot 2010 com as suas obras, no pavilhão 7.
Assim, será isto e muito mais, que a boot 2010 proporciona aos seus visitantes internacionais entre os dias 23 a 31 de Janeiro, das 10 às 18 horas. O cartão para um dia custa Euro 15,00, ou para dois dias Euro 23,00. O catálogo da boot 2010 pode ser adquirido por 7,00 Euros, mais custos de envio. Os cartões de ingresso servem para a viagem ida e volta à feira, nos meios de transporte colectivo da rede da VRR. Também podem ser adquiridos com antecedência através do representante em Portugal da Messe Düsseldorf ou online através da www.boot.de. Para quem desejar estar sempre actualizado sobre a boot 2010 e os seus sectores: o portal da Internet boot.de mantém informado todos os visitantes e interessados.