38ª boot-Düsseldorf

0

Copyright © Náutica Press.

É já no próximo dia 20 que terá início a 38ª Edição da boot-Düsseldorf considerado o maior evento do género. Este Salão Náutico vai contar com a participação de 1650 expositores de 50 países e num espaço bruto de exposição de 220.000m². Poderá ser visitado até ao dia 28 de Janeiro das 10 às 18 horas.
O ambiente positivo no mercado europeu de iates e de barcos de recreio proporciona de novo pavilhões cheios neste certame. Todos os principais estaleiros mundiais vão estar presentes, desde os Franceses, Italianos, da Grã-Bretanha, dos Países Baixos, dos países da Europa do Norte, Estados Unidos e países do Golfo. Mais de 1/3 (600) dos expositores são estrangeiros. O maior contingente é dos Países Baixos com 150 estaleiros, fornecedores e prestadores de serviços, seguidos pela Itália e França com 70 expositores cada e a Grã-Bretanha com 40.


Nos sectores principais, barcos, iates e equipamento a oferta é excelente. Nos 9 pavilhões desta Feira reúnem-se 400 estaleiros e comerciantes internacional com cerca de 2000 modelos de todos os tamanhos. Do Azimut ao Sunseeker, dos Bénéteau aos iates Greifswald. Vamos constatar também este ano expositores oriundos do Médio Oriente e Turquia. Do sector barcos a motor e iates vão estar presentes 250 expositores nos pavilhões 6, 7ª, 7.0, 10, 11, 12 e15. De salientar a presença reforçado dos iates com casco em aço apresentados principalmente pelos estaleiro holandeses.

A vela vai estar nos pav. 16 e 17 com 150 estaleiros representados.
A electrónica, os motores, acessórios, o vestuário técnico e funcional e equipamentos para marinas vão estar patentes nos pavilhões 4, 5 e 9.


E não há dúvida de que o luxo tem muita procura e este facto reflecte-se neste certame ao nível do pavilhão 6 dedicado aos iates e por mais uma área adicional no pavilhão 7ª e no r7c do pavilhão 7. Este espaço denominado de “Superyacht Show boot-Düsseldorf” vai ser montra para 70 iates entre os 15 e os 30m de comprimento. O maior veleiro em exposição vai ter 25 m sendo de origem holandesa e ainda um iate a motor fabricado em Taiwan.

Outro sector que demonstrou ser um sucesso é o Diving Show que acaba por ser uma exposição dentro da exposição. O mergulhe está na moda a nível mundial e esta é uma Feira líder no que diz respeito ao mergulho desportivo. Grandes nomes do sector Aqualang, Mares, Cressi, Camaro, Bauer e Sea Way Aquadata marcam aqui uma forte presença. Os melhores locais de mergulho no mundo e escolas Padi, tudo concentrado no Pavilhão 3.


O turismo náutico continua a sua curva ascendente em termos de procura. 400 empresas internacionais de charter, agências de viagens etc. estão no pavilhão 13 e no pavilhão 14, oferecendo destinos em todo o globo.

A oferta é no entanto muito abrangente e barcos e acessórios para todas as bolsas são possíveis de encontrar.

De salientar a presença de 2 expositores portugueses: Luís Albuquerque Costa no pav. Artes e Estaleiros Atlântico de Vila Nova de Cerveira.

Também vai ser dado grande ênfase à Taça Amarica, que este ano irá dominar o desporto da Vela como nenhum outro evento. Os matches da 32ª edição que irão decorrer de 23 de Junho a 7 de Julho vão contar com uma equipa alemã. No pav. 17 a tripulação do United Internet Team Germany vai apresentar-se com o seu Cupper, dando informações sobre a sua participação e expectativas. Espera-se também a presença da equipa Shosholoza dos T-Systems que representa a África do Sul pela primeira vez.


A indústria alemã está optimista, especialmente porque o mercado doméstico continua de boa saúde. Este é um dado sobretudo mais relevante no mercado da vela dado que o volume de exportações cresceu 28,5%, para quase 150 milhões de Euros no primeiro trimestre de 2006. Parece que houve uma viragem na tendência negativa dos anos anteriores e em 2006 a procura aumentou significativamente
Na realidade é esperado um crescimento na ordem do 4.3% nos produtos e serviços náuticos até ao final do ano (excluindo a indústria dos super iates) o que leva novamente a indústria alemã a ficar a par e passo com a evolução dos mercados internacionais.

Boot Düsseldorf vai valer a pena visitar?

Para saber mais vsite: www.boot.de

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta