O Hotel do Mar, em Sesimbra, recebeu no passado dia 16 de Março as comemorações dos 25 Anos do Porto de Recreio de Sesimbra numa organização do Clube Naval de Sesimbra.
O programa das comemorações incluía uma conferência para a qual foram convidadas a participar diversas personalidades ligadas ao clube, autarquia e empresas / instituições ligadas à Náutica de Recreio.
Caldeira Lucas, do Clube Naval de Sesimbra, abordou o tema da “Evolução do Porto de Sesimbra e a Náutica”.
Luís Vasconcelos, da Ahlers Lindley, Lda., falou sobre a relação que a empresa mantém com o clube (ambos com 94 anos) e referiu que a empresa está disponível para ajudar a concretizar os sonhos e ambições do clube.
Isolete Correia, da APPR e Marina de Vilamoura, falou sobre a Associação Portuguesa de Portos de Recreio e os seus objetivos. Abordou também o tema da falta de capacidade de postos de amarração em Portugal e da importância que o Turismo Náutico tem para a economia nacional. Na qualidade de administradora da Marina de Vilamoura, a comemorar os seus 50 Anos, Isolete Correia falou sobre o novo ante-porto que está em fase de construção (a obra deverá terminar em Outubro de 2024). Esta nova realidade permitirá à Marina de Vilamoura captar algum mercado dos mega-iates.
Argentina Marques, vereadora da Câmara Municipal de Sesimbra com o pelouro do Turismo, referiu a importância de potenciar a região como um destino de Mar. Este trabalho deverá ser desenvolvido em rede com as autarquias vizinhas. A autarca afirmou que a náutica de recreio e a pesca “são essenciais para a economia local” e referiu-se à Estação Náutica de Sesimbra, “que reúne mais de 30 parceiros, de diversos setores de atividade, e que é importante para que Sesimbra ganhe uma maior dimensão na área do turismo”.
A última intervenção na conferência coube ao Presidente do Clube, Fernando Silva que deu a conhecer o projeto de ampliação do Porto de Recreio, previsto para ocupar uma área entre o cais 1 e 2, que prevê a criação de mais 100 lugares de amarração, incluindo 35 para embarcações marítimo-turísticas.