Ao fim de 25 anos no espaço, o mundo celebra o aniversário do lançamento do telescópio espacial, que mudou a face da astronomia. Fique a par dos principais eventos.
No espaço há 25 anos, o Telescópio Espacial Hubble, uma missão conjunta da NASA e da ESA, mudou a forma como vemos o Universo. Observou estrelas a devorar planetas, colisões de asteroides no espaço e produziu belíssimas imagens como a da Nebulosa Cabeça de Cavalo ou a sua mais icónica, captada pela primeira vez há vinte anos, Pilares da Criação – um aglomerado de poeira e gás, na Nebulosa da Águia.
No dia 24 de abril celebra-se o 25º aniversário do lançamento do telescópio, com eventos que irão decorrer por todo o mundo, promovidos pela comunidade astronómica e abertos ao público que se queira juntar à festa.
Aqui ao lado, em Madrid, o Centro Europeu de Astronomia Espacial (ESAC), sendo a sede científica da ESA, promove um evento destinado aos meios de comunicação social, durante o qual peritos da ESA e astrónomos espanhóis explicarão de que forma é que o Hubble revolucionou a nossa visão do universo. O evento decorrerá a partir das 16:00, de dia 23 de abril, nas instalações do ESAC, em Villanueva de La Cañada, Madrid.
Será feito um resumo de toda a atividade do Hubble, ao longo da sua história, com enfoque nas principais descobertas. A apresentação será feita pelo astrofísico da ESA Pedro García-Lario.
Os responsável pelos arquivos científicos da ESA, Christophe Arviset, também fará uma apresentação. No ESAC estão armazanadas as observações científicas do Hubble, feitas por astrónomos de todo o mundo, ao longo da vida do Hubble. São mais de um milhão de observações, que geraram mais de 10 mil publicações científicas. A gestão do acesso aos dados de arquivo do Hubble, por toda a comunidade científica mundial, é feita a partir do ESAC.
Será ainda feita uma apresentação do sucessor do Hubble, o James Webb Space Telescope, que será lançada pela NASA e pela ESA, em 2018.
Será ainda apresentada a imagem que a NASA e a ESA prepararm para celebrar o acontecimento com o público. A imagem foi distribuída por diversos centros de divulgação científica, em vários países, incluindo Portugal.
Em Portugal:
Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA), em São Miguel, promove a 23 de abril, das 21:00 às 23:00 o evento Hubble 25 anos, 25 minutos, 25 imagens.
Durante o evento, o astrofísico João Miguel Tavarela Ferreira irá mostrar 25 imagens captadas pelo telescópio, mostrando os segredos desvendados graças ao mesmo.
Será ainda inaugurado o módulo Hubble Puzzle, com destaque para as principais imagens captadas pelo telescópio espacial. Haverá ainda oportunidade para fazer observações astronómicas.
Mais informações na página do OASA
http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/
O Museu Nacional de História Natural, irá promover uma atividade ao longo do dia 24 de abril e integrada nas comemorações do Ano Internacional da Luz.
http://www.museus.ulisboa.pt/ano-da-luz
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto – Planetário
Atividades a partir das 14:00, de dia 23 de abril, com presença de astrónomos e astrofísicos
Revelação da imagem comemorativa do aniversário, realização de experiências alusivas a temas cosmológicos, como a expansão do Universo, demonstração de planetário.
http://www.astro.up.pt/
Centro Multimeios de Espinho
Sessão a 24 de abril, a partir das 21:30
Revelação da imagem comemorativa e sessão de planetário dedicada ao Hubble, dirigida pelo diretor do Centro, António Pedrosa
http://www.multimeios.pt/