Tem início no próximo dia 15 de junho a 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Costeiro ECOCOAST e do Grupo de Ação Local ecoMAR, que decorrerá até dia 30 de junho nos estabelecimento aderentes.
A 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR é um evento que pretende sensibilizar o público em geral para o consumo do carapau, uma espécie abundante na costa dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, de elevada qualidade e de grande valor nutritivo.
A referida iniciativa tem enquadramento numa campanha nacional intitulada “Carapau é boa onda!” levada a cabo pela DOCAPESCA, sendo esta entidade também parceira da quinzena. Esta campanha promove o carapau como sendo um peixe saudável, saboroso, que pode ser confecionado de diversas formas. O carapau é, ainda, um peixe com um valor acessível, ao alcance de todos e que pode ser consumido sem restrições pois não está comprometida a sua disponibilidade de stock.
Segundo a DOCAPESCA o carapau pode ser considerado um “verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso país tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”.
Considera-se que esta quinzena dedicada ao carapau pode traduzir-se numa mais-valia para o território dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, promovendo o tecido empresarial local e as empresas bem como valorizando uma espécie que não se encontra em risco, nem com quotas à sua captura e que tem diversos benefícios associados ao seu consumo.
A 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau irá decorrer em 17 restaurantes dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, devidamente identificados, onde o consumidor encontrará sempre um prato, de cariz tradicional ou com uma abordagem contemporânea, dedicado ao carapau. O evento conta ainda com o apoio dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, e da plataforma online Zomato, que proporcionará uma “coleção” específica dedicada ao evento, quer na sua aplicação (app) quer no seu site.